A Cidade

Santa Inês é um município do estado da Bahia, que possui uma área de 357,657 km². Sua população estimada em 2016 era de 11.169 habitantes.

É conhecida em sua região pelo Festival de Cultura, que acontece todo ano, no mês de Janeiro. Além disso, a Cidade já foi grande produtora de fumo, sisal e café. Produtos que sustentaram por muito tempo a economia dacidade. 

História

A primeira penetração no território foi feita por dois genros de Francisco de Sousa Feio, residentes na sesmaria de propriedades do mesmo, que ficava onde está localizada a cidade de Ubaíra. Fazendo exploração além dos limites conhecidos, foram fixar residência num lugar que originou a atual Santa Inês.

Em 1824 houve uma grande seca que se prolongou por três anos. Os genros de Francisco de Sousa Feio, Pedro da Costa Avelar e Vicente Ferreira de Sousa, abandonaram o arraial e voltaram ao ponto de partida. Luís Teófilo Rodrigues, adquirindo uma faixa de terras incluindo o local da antiga povoação, fez construir diversas casas de telhas, ampliou a antiga capela de Santa Inês, renascendo então o arraial inicial.

O distrito de Santa Inês foi criado pela Lei estadual nº 251, de 17 de junho de 1898, figurando nos quadros de apuração do recenseamento de 1920 subordinado ao município de Areia (atual Ubaíra).

Por força da Lei estadual nº 1714, de 22 de julho de 1924, foi criado o município de Santa Inês, ocorrendo sua instalação a 26 de outubro do mesmo ano. A sede recebeu foros de cidade pela Lei estadual nº 1944, de 18 de maio de 1927.

O nome da cidade foi dado em homenagem a santa de devoção de Maria Rosa Nunes Logrado, Santa Inês.